GUIANA BRASIL PARCEIRO NA CAMPANHA MULTI VACINAÇÃO

GUIANA BRASIL PARCEIRO NA CAMPANHA MULTI VACINAÇÃO

Em um esforço para aumentar os números de vacinação em Lethem , Guiana Inglesa e Bonfim, RR,Brasil e manter o controle de doenças imunopreveníveis, a Guiana Inglesa e o Brasil uniram forças.

Os Dois Países estão participando de uma Campanha conjunta de multivacinação que visa pessoas de todas as faixas etárias Residentes nas Duas Cidades. Todas as Vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e Vacinas de Campanha estarão disponíveis.

A Campanha, Dia “D”, foi lançada no Sábado, Dia 5° de Novembro de 2022 em Bonfim,Estado da Roraima, Brasil, e contou com a presença de altos Funcionários da Saúde dos Dois Países.

Diretor Médico (CMO) da Guiana Inglesa, Doutor Narine Singh, que representou o Ministro da Saúde Dr. Frank Anthony, disse que a Guiana Inglesa e o Brasil, como vizinhos, devem se tratar bem, já que não há barreiras sobre onde um surto pode ocorrer.

Imagem de Fotografia retrata uma demonstração do Processo de Vacinação em Lethem, Guiana Inglesa

“Um surto em qualquer uma de nossas Vilas ou Cidades Vizinhas pode se espalhar e afetar ambos os lados. Então, temos que proteger a nós mesmos e nossos Vizinhos”, disse o CMO.

Ele relatou que o Programa de Vacinação na Guiana Inglesa é um dos Programas emblemáticos e que, a cada ano, há uma cobertura de 95 a 98 por cento em Antígenos, especialmente na faixa etária menor de Cinco Anos. Porém, durante a Pandemia do COVID-19, houve queda nas Taxas de Imunização.

“Com a saída do COVID, podemos usar esta oportunidade para recuperar nossas altas taxas e também para ajudá-los a nos encontrar”, disse ele a seus homólogos Brasileiros durante o lançamento.

O CMO observou que a relação entre Lethem e Bonfim ( Cidades Fronteiras) não para por aí. Ele lembrou que durante a Pandemia do COVID-19, o Brasil deu Ventiladores Guiana Inglesa e outros Itens que eram necessários na época.

“Somos gratos a você por sua ajuda e esperamos que essa colaboração se fortaleça”, disse ele.

Além disso, o Dr. Singh disse que as Autoridades locais de Saúde estão atualmente trabalhando com a Universidade de São Paulo para resolver a grave escassez de pessoal de enfermagem na Guiana Inglesa.

Diz-se que o Brasil tem um Dos Sistemas de vigilância mais fortes da América Latina e, de acordo com o CMO, a Guiana Inglesa recorrerá ao seu vizinho para obter apoio enquanto tenta fortalecer seu Sistema local.

Enquanto isso, a Consultora Técnica de Relações Exteriores, Fernanda Manara, que representou a Ministra da Saúde Brasileira, agradeceu aos que estão trabalhando arduamente para garantir o sucesso da Campanha.

Ela relatou que, em Maio de 2022, o Governo Brasileiro e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estabeleceram a Estratégia de Vacinação de Fronteiras para 2022. Esse Plano de ação foi elaborado para abordar questões nas Regiões de Fronteira.

O objetivo, segundo ela, é melhorar as taxas de cobertura nas Fronteiras Brasileiras e evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis. A Estratégia está sendo implantada em 14 Etapas.

Ela reiterou que a colaboração entre os Dois Países é importante.

COLABORAÇÃO CONTÍNUA

O Cônsul Geral da Guiana Inglesa em Boa Vista,RR., Brasil, Snr. Rodger King, em seus Comentários disse que a relação entre a Guiana Inglesa e o Brasil está no “mais alto” que já esteve.

Depois de lembrar que a Vacinação foi o que fez os Dois Países passarem pela Pandemia, ele disse que a Guiana Inglesa espera uma colaboração contínua na Saúde e em outras Áreas.

“Nossos Dois Governos estão colaborando em níveis nunca vistos antes no desenvolvimento econômico de ambos os Países e, mais ainda, no desenvolvimento econômico da Guiana Inglesa e Roraima,RR., Brasil que têm uma Fronteira comum ( em Regãio Norte). O Governo da Guiana Inglesa até pressionou a CARICOM ( Associação dos Pais de Caribe) para que Roraima fosse como um irmão ou irmã da CARICOM no desenvolvimento econômico”, observou King.

Ele disse que há muita esperança e visão sendo colocadas na iniciativa para que ambos os Países e seu povo sejam mais saudáveis ​​e mais educados.

O Vice-Prefeito de Bonfim, Snr., Mário Niacio, disse que eles entendem que a Saúde não tem Fronteiras e, com as mudanças climáticas, também precisam ficar de olho nas situações que podem surgir.

“Continuaremos essa colaboração com nossos Irmãos na Guiana Inglesa, visto que temos bons resultados com nossa colaboração contra o COVID-19”, disse ele.

Niacio agradeceu à Guiana Inglesa pela troca de conhecimento e trabalho em equipe e relatou que as Portas estão abertas para mais colaboração.

A Oficial de Saúde Materno-Infantil do Ministério da Saúde da Guiana Inglesa, Dra. Oneka Scott, disse que Bonfim e Lethem são considerados uma Região, e é do seu interesse proteger os Residentes contra doenças imunopreveníveis.

Ela relatou que, de acordo com as Estatísticas de 2021, havia uma cobertura de 84 por cento em Lethem e uma cobertura de 9,1 por cento em Bonfim para o Antígeno BCG. Ela disse que a Campanha é necessária, devido à baixa Taxa de Cobertura.

A Campanha foi lançada para fortalecer as Políticas de Vacinação nas Regiões Fronteiriças Nacionais e Internacionais e oferecer Serviços de Vacinação com vistas a manter o controle das Doenças imunopreveníveis.

Bonfim e Lethem são vistos como as Cidades Gêmeas participantes.

 

Edward Anthony Persaud

INDEPENDENT MEDIA PRACTISING PROFESSIONAL

Learn More →
Traduzir »